visitantes

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Projeto Consciência Ambiental




“SUSTENTABILIDADE”
Público Alvo:
Ens. Fundamental e Ens. Médio
Data:
05/06/2012
Disciplinas Envolvidas:
Português; Ciências; Biologia; História; Geografia; Ed. Física.
Professores Responsáveis:
 Eunice Margarida, Agnis e Regina.
Justificativa:
            O estudo do meio ambiente tem como um de seus papéis principais a preparação dos jovens cidadãos para enfrentar os desafios de uma sociedade em mudança contínua.
            A escola deve proporcionar aos estudantes conhecimentos e instrumentos consistentes, permitindo-lhes desenvolver critérios para decisões pessoais, para analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos de seu cotidiano e em novas situações para fazer uso das informações e conceitos ativamente construídos na aprendizagem escolar.
            Para que esses objetivos sejam alcançados, é preciso que os temas científicos sejam vivenciados de modo a desenvolver consciência ampla dos valores envolvidos, inclusive os morais e éticos sem desconsiderar sua formação científica.

Objetivos:
            Este projeto tem como objetivo instruir e colaborar com a preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre eles e o papel transformador do ser humano.

Competências e Habilidades:
-Identificar em ambientes elementos essenciais à manutenção da vida e dos organismos que nele se desenvolvem;
-Reconhecer causas e conseqüências de desequilíbrios ambientais;
-Reconhecer e valorizar ações que promovam uso racional da água;
-Identificar e caracterizar medidas que reduzem a poluição ambiental do ar, das águas e do solo;
-Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação do lixo, tendo como parâmetro a preservação ambiental e a saúde coletiva.
Meta:

Espera-se que no final deste projeto os alunos tenham desenvolvido as competências e habilidades trabalhadas.

Procedimentos Metodológicos:
-Pesquisas;
-Apresentação de textos diversificados;
-Debates e Discussões;
-Acesso a sites e vídeos;
-Orientações para a produção de cartazes.


Ações:
-Produção de cartazes;
-Apresentações.

Avaliações:
-Os alunos serão avaliados a partir de sua produção e participação no projeto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário