visitantes

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Atividade 4.4 - Produção de um pequeno vídeo ou animação em stop motion
 
 
 
Atividade 4.3 – Agnis e Regina

Texto: Mídia - Educação no contexto Escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas Escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis.
Silvio da Costa Pereira - UFSC
                Neste artigo o autor, primeiramente, nos leva a refletir como as modernas tecnologias de comunicação permeiam nosso dia a dia. Em seguida, destaca com o auxílio de autores da área a necessidade das escolas, como uma das instituições educacionais, usar as novas tecnologias e refletir sobre o modo com as usamos, ou seja, os professores devem utilizar as tecnologias de informação e comunicação como objeto de estudo e ferramenta pedagógica.
                Pereira em suas observações nas escolas concluiu que falta “formação suficiente ou adequada das professoras que promova ou estimule usos críticos e criativos” e a reflexão sobre as tecnologias.
                Analisando as experiências do uso da mídia na nossa escola, a partir dessa leitura percebemos que na maioria das vezes, realmente, os aspectos de agência, categoria e audiência são menos trabalhados.
                Como exemplo, o último projeto foi sobre “A crítica social através da música”, no qual os alunos analisaram as denúncias nas músicas de vários problemas sociais. A partir disso, cada grupo preparou apresentações orais, com slides e foram filmados. Assim, utilizamos as TIC’s como ferramenta, trabalhamos as questões de linguagem e representação e não aprofundamos nos aspectos de agência, categoria e audiência. 
Atividade 4.2 - Explorando o site Portal do Professor

O Portal do Professor é um site muito interessante e interativo, pois podemos pesquisar sequências didáticas e também podemos compartilhar as que produzimos.
Navegando pelo site encontramos um plano de aula muito bem organizado sobre Artigo de Opinião e suas características textuais, autoria de Ana Paula Cavalcanti Soares.

Clique aqui, para conhecer!
Atividade 3.5
“Currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino”. 

     “Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos escolares promovem uma definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Um currículo pode ser definido por uma rede de ensino para todas as suas escolas.”
     O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos. Dessa forma cabe ao docente perceber a transformação no papel da escola, que passou de mera transmissora de informações para mediadora na construção de aprendizagens.
     O projeto desenvolvido recentemente faz parte do currículo porque partiu dele, porém fomos além do que era requerido naquele momento, isso faz toda a diferença, já que o resultado final nos proporcionou novas descobertas sobre o uso da tecnologia em sala de aula.  
    Em suma, afirmamos que esses conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo e que nossos alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o uso de tecnologias na escola, que também é parte do currículo.


Atividade 3.4
Resultado do Projeto




    O projeto foi realizado com sucesso porque se tratava de um assunto atual e cotidiano na vida de nossos alunos, aliado com as mídias digitais. Um tema discutido na Revista de Língua Portuguesa - volume 2 tomou grandes proporções, tornando pertinente a continuidade das ideias que foram fluindo naquele momento. A turma concordou em desenvolver as atividades propostas e a descoberta não parou somente nessa turma tratamos de disseminá-la em outras turmas que também se propuseram a desenvolver os trabalhos.
Atividade 3.3
Projeto: “A crítica social através da música”
Uso das tecnologias                                                   
Justificativa
     No mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e, principalmente, tecnológicas. Vemos a necessidade de acompanhar essas evoluções. Uma vez que as mesmas são de total importância para o progresso de um indivíduo numa sociedade.
    As novas tecnologias surgiram para ampliar e integrar o conhecimento de forma rápida e dinâmica, com acessibilidade a todos. Pensando nisso desenvolvemos um projeto que agregasse as mais diversas tecnologias disponíveis na escola, pois existe a necessidade de incluir essas novas tecnologias como o uso do computador, data show, câmeras fotográficas, filmadoras, entre outros, na escola. Essas tecnologias precisam ser reconhecidas e utilizadas de modo coerente pelos nossos alunos.
    Por isso, a justificativa de se desenvolver um estudo nessa área, para ressaltar a importância da utilização dessas ferramentas no processo educacional.

Objetivo
     Dinamizar o ensino, buscando inserir as novas tecnologias no âmbito escolar. Trabalhar com projetos de aprendizagem,  faz com que  o aluno necessariamente  pesquise, troque sugestões e ouça opiniões de seus colegas. O trabalho com projetos proporciona exatamente isso, aprender coisas que tem relação com a vida dos alunos, exigindo do professor uma postura diferenciada, a de orientador e mediador da aprendizagem.

Metodologia
     Este projeto propiciará conscientizar nossa escola, para que busquemos melhorar a educação incorporando as novas tecnologias no processo educativo de nossos alunos.

Estratégias
     Para uma situação de aula diferenciada, mais especificamente, adotei uma estratégia que foi realizada da seguinte forma: aproveitando a canção "Fora da Ordem" de Caetano Veloso presente na revista do 2º ano do Ensino Médio (volume 3), na qual analisamos o título e dividimos a letra em três partes distintas e numa roda de conversa os alunos foram percebendo as denúncias que a mesma transmitia ao ouvinte.
     Dentre as denúncias discutimos sobre trabalho infantil, crianças em contato com armas, prostituição, degradação do meio ambiente e drogas. Foi uma análise bastante profunda e houve grande interesse dos alunos em debater essas questões.
     Pensando nisso elaborei um projeto no qual os grupos de alunos escolheram três músicas. A partir daí fizeram uma análise das mesmas através de perguntas direcionadas por mim que permitiram encaminhá-los a encontrar denúncias sociais presentes nas mesmas. Também os orientei a elaborarem um vídeo que expusesse as músicas com imagens das denúncias sociais encontradas pelo grupo.
      Na socialização os grupos apresentaram os vídeos argumentando suas descobertas.

Recursos materiais a serem utilizados: (SAI) Sala de informática, Data show, câmeras fotográficas e filmadora.

Avaliação: Foi conduzida através da observação da professora juntamente com a coordenadora do Ensino Médio.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Atividade 2.9 - Produzir um pôster sobre o trabalho.

Curso: Tecnologias na Educação
Atividade 2.6

Planejamento
Escola: E.E.Dr. Joaquim Rodrigues Azenha
Cursistas: Agnis Mariane e Regina Garcia
Participantes da atividade: Grupo de professores em ATPC
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
-Primeiramente disponibilizamos ao grupo um questionário contendo as seguintes questões:
  • Você sabe o que é Blog?
  • Você sabe utilizá-lo como ferramenta pedagógica em sala de aula?
-Em seguida conceituamos a ferramenta e navegamos pelos Blogs:
-Apresentamos um vídeo de Como criar Blogs;
-Os professores criaram, configuraram e aprenderam a publicar no seu blog;
-Discutimos as utilidades e benefícios dessa ferramenta no processo de aprendizagem.
Socialização
Formou-se uma discussão, onde alguns professores comentaram que já ouviram falar, outros disseram que sabiam usar “mais ou menos” e uma minoria não sabia o que significava.
Partindo dessa discussão disponibilizamos para os professores a SAI e os conscientizamos de que o Blog pode ter um papel muito importante na escola e na sala de aula. Então, nós do curso “Tecnologias na Educação”, fizemos uma demonstração/navegação na internet, mostrando àqueles que não tinham experiência com esse canal de comunicação, os mecanismos do processo de construção do mesmo dando-lhes, ao mesmo tempo suporte para que adquirissem experiência nesse assunto.
Lembramos que alguns professores não tiveram maiores problemas em criar um Blog, no entanto, essa atividade para outros foi um pouco complicada, pois precisavam de auxílio a todo o momento.
Enfim, achamos bastante válida a experiência e esperamos que os usuários finais (os alunos) também possam ter acesso a essa brilhante ferramenta que surgiu para agregar gestores, professores, alunos e até mesmo a comunidade.
Curso Tecnologias na educação - Atividade 2.8
Oficina de Blog para os professores da escola E.E.Dr. Joaquim R. Azenha
Cursistas: Agnis Mariane e Regina Garcia

Essa oficina foi criada para que os educadores da escola conhecessem essa interessante ferramenta que tem grande utilidade no ambiente educacional.

BLOG
O blog é um diário eletrônico, cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
Para saber mais clique aqui.

Como criar um BLOG


*Após conhecer, fazer o cadastro, aprender a fazer postagens, nós discutimos e analisamos as utilidades e benefícios do BLOG no processo educativo.


Achamos bastante válida a experiência e esperamos que os usuários finais (os alunos) também possam ter acesso a essa brilhante ferramenta que surgiu para agregar gestores, professores, alunos e até mesmo a comunidade!



Timo: A Glândula da Energia Vital














"No meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando diz "eu", fica uma pequena glândula chamada timo.

Seu nome em grego, thýmos, significa energia vital. Precisa dizer mais?

Precisa, porque o timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando estressamos e mais ainda quando adoecemos.

Essa característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhidinho.
Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas os médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios X achando que seu "tamanho anormal" poderiam causar problemas.

Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo; é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem. Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, faz conexões para fóra e para dentro.

Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora.

Mas também é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos.

Amor e ódio o afetam profundamente.

Idéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias.

Já que não existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade, como herpes.

Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral em todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas.

O teste do pensamento

Um teste simples pode demonstrar essa conexão.

Feche os dedos polegar e indicador na posição de o.k, aperte com força e peça para alguém tentar abrí-los enquanto você pensa " estou feliz".

Depois repita pensando " estou infeliz".

A maioria das pessoas conserva a força nos dedos com a idéia feliz e enfraquece quando pensa infeliz. (Substitua os pensamentos por uma bela sopa de legumes ou um lindo sorvete de chocolate para ver o que acontece...)

Esse mesmo teste serve para lidar com situações bem mais complexas.

Por exemplo, quando o médico precisa de um diagnóstico diferencial, seu paciente tem sintomas no fígado que tanto podem significar câncer quanto abcessos causados por amebas. Usando lâminas com amostras, ou mesmo representações gráficas de uma e outra hipótese, testa a força muscular do paciente quando em contato com elas e chega ao resultado.

As reações são consideradas respostas do timo e o método, que tem sido demonstrado em congressos científicos ao redor do mundo, já é ensinado na Universidade de São Paulo (USP) a médicos acupunturistas.

O detalhe curioso é que o timo fica encostadinho no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito..."
Fiquei de coração apertadinho", por exemplo, revela uma situação real do timo, que só por reflexo envolve o coração.

O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem mais a ver com o timo do que com o coração - e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.

"Lindo!", você pode estar pensando, "mas e daí?".

Daí que, se você quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produção de bem estar e felicidade. Como? Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir.

a) Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada.

b) Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o rítmo assim: uma forte e duas fracas.

Continue entre três e cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica.

O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta.
Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço. Ótimo, íntimo, cheio de estímulo."



Fonte: Sonia Hirsch - Jornalista e pesquisadora naturista

quarta-feira, 22 de agosto de 2012




BLOG na escola

Os participantes e o desenvolvimento da atividade:

Grupo de professores em ATPC

Primeiramente disponibilizamos ao grupo um questionário contendo as seguintes questões:

  • Você sabe o que é Blog?
  • Você sabe utilizá-lo como ferramenta pedagógica em sala de aula?

Socialização:

Formou-se uma discussão, onde alguns professores comentaram que já ouviram falar, outros disseram que sabiam usar “mais ou menos” e uma minoria não sabia o que significava.

Partindo dessa discussão disponibilizamos para os professores a SAI e os conscientizamos de que o Blog pode ter um papel muito importante na escola e na sala de aula. Então, nós do curso “Tecnologias na Educação”, fizemos uma demonstração/navegação na internet, mostrando àqueles que não tinham experiência com esse canal de comunicação, os mecanismos do processo de construção do mesmo dando-lhes, ao mesmo tempo suporte para que adquirissem experiência nesse assunto.

Lembramos que alguns professores não tiveram maiores problemas em criar um Blog, no entanto, essa atividade para outros foi um pouco complicada, pois precisavam de auxílio a todo o momento.

Enfim, achamos bastante válida a experiência e esperamos que os usuários finais (os alunos) também possam ter acesso a essa brilhante ferramenta que surgiu para agregar gestores, professores, alunos e até mesmo a comunidade.


Hipertexto


Com certeza, uma das mais brilhantes invenções no conceito de novas tecnologias, pois o hipertexto nos permite usar o computador como se fosse nosso caderno, onde podemos utilizar uma tesoura e recortar e colar pedaços de outros textos conforme nos for conveniente. E assim montar nosso próprio texto de acordo com a pesquisa que estamos fazendo naquele momento.


Para saber mais clique aqui


Mais hipertexto para você

segunda-feira, 23 de abril de 2012

 Atividade 5.1: O computador vai substituir o professor?
Palavra-chave: atualizar.

Atividade 5.2
    A Natureza nos dá desde sempre os mais belos exemplos do que realmente significa cooperar. E é exatamente por isso que esse projeto nos une com o intuito de fazer com que nossos alunos participem,  escutem e saibam reconhecer as idéias e visões do outro,  só assim, estarão sendo cooperativos.
Projeto Consciência Ambiental




“SUSTENTABILIDADE”
Público Alvo:
Ens. Fundamental e Ens. Médio
Data:
05/06/2012
Disciplinas Envolvidas:
Português; Ciências; Biologia; História; Geografia; Ed. Física.
Professores Responsáveis:
 Eunice Margarida, Agnis e Regina.
Justificativa:
            O estudo do meio ambiente tem como um de seus papéis principais a preparação dos jovens cidadãos para enfrentar os desafios de uma sociedade em mudança contínua.
            A escola deve proporcionar aos estudantes conhecimentos e instrumentos consistentes, permitindo-lhes desenvolver critérios para decisões pessoais, para analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos de seu cotidiano e em novas situações para fazer uso das informações e conceitos ativamente construídos na aprendizagem escolar.
            Para que esses objetivos sejam alcançados, é preciso que os temas científicos sejam vivenciados de modo a desenvolver consciência ampla dos valores envolvidos, inclusive os morais e éticos sem desconsiderar sua formação científica.

Objetivos:
            Este projeto tem como objetivo instruir e colaborar com a preservação do meio ambiente, identificando seus elementos, as interações entre eles e o papel transformador do ser humano.

Competências e Habilidades:
-Identificar em ambientes elementos essenciais à manutenção da vida e dos organismos que nele se desenvolvem;
-Reconhecer causas e conseqüências de desequilíbrios ambientais;
-Reconhecer e valorizar ações que promovam uso racional da água;
-Identificar e caracterizar medidas que reduzem a poluição ambiental do ar, das águas e do solo;
-Identificar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta e de destinação do lixo, tendo como parâmetro a preservação ambiental e a saúde coletiva.
Meta:

Espera-se que no final deste projeto os alunos tenham desenvolvido as competências e habilidades trabalhadas.

Procedimentos Metodológicos:
-Pesquisas;
-Apresentação de textos diversificados;
-Debates e Discussões;
-Acesso a sites e vídeos;
-Orientações para a produção de cartazes.


Ações:
-Produção de cartazes;
-Apresentações.

Avaliações:
-Os alunos serão avaliados a partir de sua produção e participação no projeto.





A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

para saber mais clique aqui...

terça-feira, 27 de março de 2012

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"A leitura é uma fonte inesgotável de p-r-a-z-e-r mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."
(FRASES E PENSAMENTOS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)